Estágio, Jovem Aprendiz e Trainee. Quais as diferenças?

Pra quem está buscando a primeira vaga de trabalho, pode se perder nesses tipos de oportunidades. Entenda neste artigo as diferenças entre estágio, jovem aprendiz e trainee.

Talvez já tenha se perguntado: estágio paga? Ou, até que idade trabalha o jovem aprendiz? Ou, o que é trainee mesmo?

Estágio.

O estágio é regido pela Lei do Estágio (Lei nº 11,788/2008) e quem pode participar são estudantes do ensino médio, educação profissional, ensino superior, educação especial e no final do ensino fundamental.

São aceitos jovens a partir dos 16 anos de idade e a carga horária tem o limite entre 20 a 30 horas semanais.

As empresas não são obrigadas a oferecer vagas de estágio. O valor da bolsa-auxílio é estabelecido pela empresa contratante e o auxílio transporte é obrigatório.

No estágio obrigatório, a remuneração não é obrigatória, diferente do programa de estágio remunerado.

Pode ser estabelecido contrato de até 2 anos na mesma empresa, exceto em casos de PcD.

Existe a possibilidade de férias pelo período de 30 dias, a cada ano trabalhado e o estagiário tem direito a seguro de vida.

Jovem Aprendiz.

O programa Jovem Aprendiz é regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e quem pode participar são adolescentes ou jovens de 14 a 24 anos de idade, que esteja frequentando a escola, que não tenham concluído o ensino médio e que estão inscritos em programa de aprendizagem.

É obrigatório para empresas terem entre 5% a 15% de aprendizes em relação ao número de funcionários.

A jornada de trabalho fica entre 6 horas e 8 horas de trabalho diário. A remuneração é obrigatória, a partir do salário-mínimo.

Pode ser estabelecido contrato de até 2 anos na mesma empresa, exceto em casos de PcD.

Existe a possibilidade de férias, coincidindo com as férias escolares.

Trainee.

O programa de Trainee é regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e participam estudantes que estejam no final do período universitário, ou recém-formados, com até dois anos de conclusão do curso.

O profissional conta com tutor, recebe treinamentos e participa de cursos. Não há limite de idade e a carga horária é de 8 horas diárias.

A duração do treinamento é definida no início do programa e por isso não há tempo exato de contrato.

Existe a possibilidade de férias pelo período de 30 dias, a cada ano trabalhado, com direito a 13º salário e FGTS.

Está buscando uma oportunidade de estágio?

O “Meu Estágio” é uma agência de estágios no Espírito Santo e está dedicada em conectar os melhores estagiários às melhores empresas do mercado.

Busque entre as vagas oferecidas as que mais se adaptam a você e à sua área de atuação. Novas vagas são publicadas diariamente.